Notícias

Gastrite e problemas hepáticos (Runner's World - 15/07/2013)

Muitas pessoas sentem dor ou desconforto relacionados à parte digestiva do organismo, mas consideram os sintomas passageiros e não fazem uma avaliação médica. De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças do sistema digestório representam a sexta causa de morte no Brasil.

Para o gastroenterologista do Hospital e Maternidade Assunção, José Ciongoli, a má disciplina alimentar é a principal causa de patologias como gastrites e problemas hepáticos, que são as queixas mais frequentes entre os pacientes.

A maioria das doenças é decorrente de processos degenerativos, que podem estar, ou não, relacionadas aos fatores hereditários. A grande dificuldade é que, muitas vezes, os sintomas só passam a incomodar e a se manifestar quando a enfermidade já está em um estado avançado. “Um dos exemplos é o câncer de fígado, que apenas apresenta indícios quando está em fase tardia, por isso, a importância de sempre realizar exames preventivos”, alerta o especialista.

Entre os alimentos que causam desconforto a classificação é feita de acordo com o grau de aceitação do sistema digestório de cada pessoa relativamente à sua idade, disposição e condicionamento físico. No geral, qualquer alimento ingerido em excesso, causa desconforto.

Para manter a qualidade da saúde digestiva é recomendável comer pequenas porções, se alimentar a cada três horas, mastigar corretamente os alimentos, ingerir no mínimo dois litros de água fora dos horários das principais refeições diárias e ingerir fibras.

VEJA A MATÉRIA.

+ Ver mais notícias


© Hospital Assunção

Av. João Firmino, 250 - Assunção - São Bernardo do Campo - SP
PABX:(11) 4344-8000

Marcação de consultas: (11) 3040-9260
Pré-agendamento de exames: (11) 3040-1200

Produzido por CONNEXION NET